Vivências Permanentes

Todas as crianças matriculadas na Guilherme Tell participam de vivências como: teatro, música, jardinagem, artes plásticas, movimento, aulas de alemão, aulas de inglês, culinária, projetos temáticos e biblioteca. Tudo isso é ampliado por meio de excursões de estudo do meio.

Roda

A roda é um momento importante da rotina diária. É durante esta situação que cada criança tem a oportunidade de se colocar, contar uma novidade, expor sua opinião e aprender a respeitar o colega, bem como resolver os conflitos que surgem no grupo. A roda também é usada para a discussão e construção do projeto, para cantar, ouvir histórias, ou simplesmente fazer um momento de relaxamento, além de desenvolver pesquisas de seu interesse e atenção.

Os Projetos

Os Projetos permitem criar relações entre os vários campos de experiência, a saber:

  • o eu, o outro e o nós;
  • corpo, gestos e movimento;
  • traços, sons, cores e formas;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

Permite, também, que diversas linguagens sejam vivenciadas como forma de expressão.

Línguas Estrangeiras – Alemão e Inglês

Todas as crianças matriculadas nas turmas (a partir do G1), participam dos estudos de línguas estrangeiras. Proporcionamos experiências educativas e divertidas para as crianças entrarem em contato com a Língua Inglesa ou Alemã de forma lúdica. Por meio de atividades e jogos, as crianças apreendem o vocabulário e as ações relacionadas de forma prática. O objetivo deste projeto é gerar conhecimento, diversão e intimidade para lidar com futuras barreiras e resistências com a língua.

Elas aprendem o vocabulário básico de alemão e inglês como: cumprimentos, cores, números, alimentos, vestimentas, brinquedos, animais e corpo.

Artes

Procuramos dar às crianças a oportunidade de produzir arte, utilizando diversos materiais e técnicas como expressão do movimento, dos saberes, do pensamento, do sentimento, desenvolvendo produção e criação.

As modalidades de artes são modelagem, desenho, pintura, colagem, construção, composição, fotografia.

A Semana Cultural e Mostra Cultural realizadas anualmente, além dos murais de sala, apresentam para familiares e visitantes o trabalho realizado durante todo o ano.

Música

A música está presente desde o início de nossas vidas e fortalece os laços afetivos. Ela ajuda a descobrir e compreender o mundo em que vivemos. O raciocínio lógico também se desenvolve, ao passo que a música combina sons, trabalha a questão temporal. Pode-se dizer também que a capacidade de escolha e a organização são amplamente trabalhadas, assim como o som e o silêncio, a autonomia, a espera, a escuta, a comunicação e a criatividade.

Pretendemos embarcar nas viagens criativas das crianças, sendo o professor o organizador de tudo isso, sugerindo ferramentas e não impondo algo que não lhes pareça orgânico, natural, onde as crianças reproduzem, de maneira mecânica, algo que ainda não está interiorizado, compreendido por elas. Para os pequenos, não existe a inibição inicial, as travas, a racionalização e a teorização que os adultos, muitas vezes, criam e que torna tudo mais complicado. As crianças fazem música naturalmente, brincando, cantando, jogando, batendo em qualquer objeto, no próprio corpo, pulando corda e até com instrumentos musicais.

Nossas aulas são divertidas, pois queremos que elas sempre se lembrem da música como algo bom, como algo possível, seja numa sala de concerto com toda a estrutura, seja num parquinho, batendo palma ou enchendo um potinho com areia pra tocar chocalho.

Movimento (educação física)

Oportunidades não faltam para a criança conhecer seu corpo: correndo, escalando, rolando, arrastando-se, pulando, etc. A exploração do espaço externo (parque) ou a atividade dirigida que desafia o equilíbrio, a força, a velocidade, enfim, a habilidade corporal, são equilibradas na rotina diária.

Culinária

Dentro de nosso cotidiano temos a oportunidade de vivenciar experiências muito significativas sobre o ato de comer e oferecer alimentos. A alimentação para nós tem aspectos pedagógicos, sociais e antropológicos, que fazem parte de algo maior, como a formação de hábitos, e a introdução das crianças na cultura e na sociedade em que vivem.

Diante destes valores apresentamos durante as vivências cotidianas, diferentes olhares sobre o tema Alimentação. O que comemos, quem prepara as refeições, onde encontramos os alimentos, a relação com o plantio. Participar de culinárias com as professoras permite que as crianças costurem e integrem vários conteúdos, amplificando as experiências relacionadas ao tema.

Ver, nomear, tocar, cheirar, preparar e servir são ações muito significativas para as crianças nesta faixa etária, que se sentem protagonistas neste aprendizado, pois atuam verdadeiramente.  

Nas vivências de culinária as crianças conhecem diversas texturas e têm a oportunidade de observar a transformação dos vários ingredientes em uma receita pronta, onde são acionados os sentidos como tato, olfato, visão e paladar.

Nestas propostas, as crianças entram em contato com vários conceitos relacionados à escrita, às ciências e à matemática, como medidas, quantidades, registro de receitas e observação da transformação dos alimentos.

Histórias e Literatura

As crianças participam de Rodas de História diariamente, vivenciando diversos tipos de textos. Além disso, os livros na sala de aula ficam disponíveis para manipulação espontânea. Desta forma estamos incentivando o gosto pela leitura, ampliando vocabulário, estimulando o jogo simbólico, fantasia e criatividade. Para nós, a literatura possibilita a entrada nesse mundo simbólico como uma janela que amplia experiências narrativas e ampliação da cultura.

Quando selecionamos os livros para as crianças damos atenção à inteligibilidade e riqueza do texto, para a beleza das ilustrações, para a variedade de tipos de textos (poesia, livro sem texto, contos clássicos, literatura contemporânea, de curiosidade científica, sobre sentimentos, diversidade, arte, etc.) despertando nas crianças curiosidade pelo livro e desenvolvendo o comportamento leitor.

No projeto Biblioteca de classe as crianças levam livros para casa, para serem lidos com seus pais. Na sala de aula, livros são dispostos para manipulação espontânea.

Construção da Escrita

A construção da escrita se dá de forma lúdica, respeitando-se sempre o interesse e envolvimento de cada criança. Partimos do nome próprio e oferecemos diferentes possibilidades de pesquisa sobre a representação gráfica, desde o desenho até os símbolos convencionais como as letras do alfabeto.

As crianças participam de diversas situações de escrita em nosso cotidiano e vão assim descobrindo esta função através de listas, bilhetes, registros do projeto, letras de música etc.

Através desta proposta, começamos a despertar na criança a importância da escrita e o desejo de querer ler e escrever.

Assim, pouco a pouco, construindo e reconstruindo hipóteses, a criança vai chegando à escrita convencional. Porém, a alfabetização não é prioridade em nossa proposta pedagógica.

Matemática

As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.

Brincando com diferentes tipos de jogos, construindo e compondo com blocos de encaixe ou empilhamento, além de outros objetos não estruturados, permitimos e encorajamos a exploração de uma variedade de ideias relativas a números, medidas, geometria, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade em relação à matemática.

Cantos

As salas de aula são montadas com vários “Cantos Temáticos”: o canto do jogo simbólico (fantasias, casinha, bonecas, etc.), o canto da leitura, o canto de artes, o canto da construção e composição e o canto dos jogos.

Ao brincar, cada criança é livre para escolher com o quê e com quem quer brincar.

A estrutura de Cantos ajuda a criança a organizar-se de forma autônoma, aprofundando suas pesquisas sobre as diferentes linguagens, explorando  brinquedos e materiais (estruturados ou não) que estão à sua disposição.

Assim, as educadoras podem observar as relações e interações das crianças, seus interesses, dificuldades, dando atenção especial e trabalhando com pequenos grupos ou subgrupos.

A estrutura dos cantos ajuda acriança a se organizar e a respeitar o limite de cada canto e o número de colegas já presentes ali.