A adaptação na Guilherme Tell é um processo de aprendizagem gradativa, pois para a criança é a entrada num mundo social mais amplo representado pela escola. Para os pais é o momento de experimentar a vivência concreta da separação. É um aprender a crescer que se estende não somente aos primeiros dias, mas aos próximos anos de escolarização da criança, ganhando ênfase no primeiro, em que se apresenta todo um novo universo de regras, costumes, sons, pessoas, rotina que aos poucos vão sendo aprendidas, apreendidas. 

A presença dos pais (pai, mãe ou responsável) é fundamental durante o processo de adaptação. É através do contato com pais e filhos dentro do ambiente da escola que a equipe de educadoras obterá informações para conhecer as crianças e assim, estabelecer uma relação de confiança e segurança. 

Na primeira entrevista com os pais, a direção/coordenação expõe a proposta de trabalho da escola e como deverá ser o procedimento da adaptação.  O período de permanência da criança na escola vai crescendo gradativamente até que ela fique bem no grupo, sem a presença do adulto-referência.

Berçário: 5 (cinco) dias.

Educação Infantil: 5 (cinco) dias.

Tempo de permanência da criança na escola, de 2h até 6h na 1ª semana, aumentando gradativamente, 1h por dia.