Atividades Permanentes

Roda, Cantos de livre escolha, Música, Artes, Aula de Inglês, Aula de Alemão, Culinária, Jardinagem, Biblioteca de Classe, Caixa Surpresa, Mascote, Educação Física, Projeto Temático e Histórias.


Roda

A roda é um momento importante da rotina diária. É durante esta situação estimuladora que cada criança tem a oportunidade de colocar-se, contar uma novidade, expor sua opinião e aprender a respeitar o colega, bem como resolver os conflitos que surgem no grupo.





A roda também é usada para a discussão e construção do projeto, para cantar, ouvir histórias, ou simplesmente fazer um momento de relaxamento.



Projeto

O trabalho com os projetos são investigações aprofundadas ou um conjunto de atividades sobre temas específicos que surgem no grupo de crianças.







A característica principal desse trabalho, é que ele visa ajudar a criança pequena a adquirir uma noção melhor, mais profunda e completa dos acontecimentos e fenômenos que fazem parte de seu próprio ambiente e experiências que merecem a sua atenção.







Uma vez que o tema é escolhido, o projeto é desenvolvido com base no levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto, na socialização do que o grupo já sabe sobre o tema e o levantamento do que desejam saber. Várias fontes de informações podem ser usadas como livros, enciclopédias, filmes, visitas, excursões, etc.







O Projeto permite criar relações entre as várias áreas de conhecimento como linguagem oral, linguagem escrita, ciências, artes, desenho, música, etc. Permite, também, uma intersecção entre conteúdos de diferentes eixos de trabalho.





Línguas Estrangeiras – Alemão e Inglês

Dentro do currículo, a partir do GII, mas como ensino de língua estrangeira e não bilíngue, as crianças aprendem o vocabulário básico de alemão ou inglês como: cumprimentos, cores, números, alimentos, vestimentas, brinquedos, animais e corpo.









As aulas são realizadas com professoras especializadas e com estratégias variadas para aquisição e fixação do vocabulário.













Jogos, brincadeiras, cartões, canções, dramatizações, diálogos, cartazes, histórias, culinária são alguns dos recursos utilizados. Também as festas temáticas, que exploram aspectos das duas culturas envolvendo pais, crianças e educadoras.









Artes

Procuramos dar às crianças a oportunidade de produzir trabalhos de arte, utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.













A Semana Cultural e Mostra Cultural realizadas anualmente, apresentam para os pais e convidados, o trabalho realizado durante todo o ano.















Música

Cantar não é a única atividade de música oferecida!







A criança tem a oportunidade de ouvir e manipular instrumentos e diversas brincadeiras ajudam-na a desenvolver o senso rítmico, melódico e harmônico. Tanto o ouvir como o fazer música são incentivados durante a rotina e em atividades de musicalização.







Movimento

Oportunidades não faltam para a criança conhecer seu corpo: correndo, escalando, rolando, arrastando-se, pulando, etc.







A exploração do espaço externo (parque) ou a atividade dirigida que desafia o equilíbrio, a força, a velocidade, enfim, a habilidade corporal são equilibradas na rotina diária.







Culinária

Através da culinária a criança conhece diversas texturas e tem a oportunidade de observar a transformação dos vários ingredientes em uma receita pronta.











Desenvolve os sentidos como tato, olfato e paladar. E, sem dúvida alguns conceitos matemáticos acabam sendo trabalhados como, por exemplo: medidas, quantidades ou mesmo estabelecendo relações com base nas suas observações que vão sendo realizadas com os alimentos.













Histórias

Acreditamos que ouvir histórias é algo de extrema importância para a criança, pois alimenta o imaginário e estrutura o pensamento verbal dela, sua comunicação.











Sem falar no prazer que dá sentar e ouvir uma história! No projeto Biblioteca de classe as crianças levam livros para casa, para serem lidos com seus pais, e na sala de aula, livros são dispostos para manipulação espontânea.







Construção da Escrita

A construção da escrita se dá de forma lúdica, respeitando-se sempre o nível de cada criança. Partimos do nome da criança e oferecemos diferentes estímulos (listas, bilhetes, registro do projeto, letras de música, etc.).



Através desta proposta, começamos a despertar na criança a importância da escrita e o desejo de querer escrever.



Assim, pouco a pouco, construindo e reconstruindo hipóteses, a criança vai chegando à escrita convencional. Porém, a alfabetização não é prioridade em nossa proposta pedagógica.



Matemática

As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.



Ao pensarmos em nossa proposta de trabalho com a matemática, defendemos a ideia de que a base da matemática repousa sobre três grandes tipos de organização: números, medidas e geometria.



Encorajamos a exploração de uma variedade de ideias relativas a números, medidas, geometria e as noções rudimentares de estatística (construção e leitura de tabelas, gráficos de barras ou colunas, coleta, etc.) de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática.

Cantos

Cada sala de aula é disposta em cantos temáticos: o canto da casinha ou das bonecas, o canto da leitura, canto de artes, o canto da construção e o canto dos jogos.





Ao brincar, cada criança é livre para escolher com que e com quem quer brincar.





A estrutura dos cantos ajuda acriança a organizar-se, respeitando o limite de cada canto e o número de colegas já presentes ali.





 

Como Chegar?

© 2017 Guilherme Tell Comércio e Berçario Ltda. - Todos os direitos Reservados

Rua Maratona, 16 - Vila Alexandria - 04635-040 - São Paulo, SP

(11) 5031-4129 - Desenvolvimento: logo10